Páginas

Informações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais

Informações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais EMEF Raul Pila


A implementação das Salas de Recursos Multifuncionais, é uma medida prevista na Política Educacional, visando equipar espaços com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para o Atendimento Educacional Especializado(AEE), complementar ou suplementar a escolarização.

O AEE na Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Raul Pila, é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, que se encontram matriculados em escolas municipais de educação infantil ou ensino fundamental; ONGs conveniadas com a prefeitura de Campinas; e escolas estaduais. O atendimento acontece no contra-turno escolar, e pode ser ofertado de forma individualizada ou em grupos, conforme a necessidade dos alunos.

Em 2014 a responsável pelo AEE na Sala de Recursos Multifuncionais é a professora Rosângela Vendramel Joaquim.


Endereço:

EMEF Raul Pila

Rua Promissão, 230

Jardim Flamboyant - Campinas

Fone - 32558969

terça-feira, 22 de maio de 2012

Jogo de memória adaptado

Arquivos Prof. Rosângela V. Joaquim
Olá pessoal, hoje apresento uma sugestão muito simples, para adaptarmos jogos compostos por fichas de papel, papelão, plástico, ou qualquer outro material de textura fina, que podem dificultar ou impossibilitar, o manuseio, pelos alunos que apresentam alguma limitação motora de membros superiores, ou que tenham dificuldades de preensão manual.
No caso em questão, trata-se de um jogo de memória, atividade comum disponibilizada aos alunos, principalmente da educação infantil, que entre diferentes objetivos, pode estimular a atenção, concentração, e socialização dos alunos.
A adaptação proposta, é uma forma de Tecnologia Assistiva (TA), de baixo custo, ou seja, uma proposta de adaptação de brinquedos, jogos, ou materiais pedagógicos, que pode ser realizada com recursos comuns existentes na escola, ou com materiais recicláveis. Podemos pensar em diferentes formas de engrossar o papel, ou plástico, como por exemplo, revestindo-os com uma camada de EVA, cortiça, feltro, lâminas de madeira, e outros.
Arquivos Prof. Rosângela V. Joaquim
Podemos pensar também, em alterar a forma de preensão das fichas, ou seja, se o aluno não consegue, ou está impossibilitado de executar o movimento de pinça (polegar/indicador), podemos propor a preensão palmar(dedos e palma da mão). Foi o que fizemos, quando colamos tampinhas sobre as fichas, para que o aluno pudesse segurá-las sem a ajuda de terceiros, tendo liberdade para escolher, de forma autônoma as peças que deseja explorar.
Usamos tampinhas de garrafas plásticas de leite, e colamos com cola quente. Essa opção pode variar, conforme a disponibilidade da escola, ou da comunidade onde a escola está localizada.
Esse jogo de memória foi plastificado, para ganhar mais durabilidade e ser mais higiênico, pois, alguns alunos podem tentar levá-lo a boca, ou brincar no chão das salas ou no pátio das escolas, e não necessariamente sobre as mesas ou carteiras.
Espero que desse simples exemplo, muitas idéias floresçam. Abraços.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, lindo!!! Adorei. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho realizado na Emef Raul Pila, que meus alunos adoram e que continue sempre melhorando. abraços. Flávia

    ResponderExcluir

Sua Participação é importante para nosso trabalho. Obrigada!