Páginas

Informações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais

Informações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais EMEF Raul Pila


A implementação das Salas de Recursos Multifuncionais, é uma medida prevista na Política Educacional, visando equipar espaços com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para o Atendimento Educacional Especializado(AEE), complementar ou suplementar a escolarização.

O AEE na Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Raul Pila, é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, que se encontram matriculados em escolas municipais de educação infantil ou ensino fundamental; ONGs conveniadas com a prefeitura de Campinas; e escolas estaduais. O atendimento acontece no contra-turno escolar, e pode ser ofertado de forma individualizada ou em grupos, conforme a necessidade dos alunos.

Em 2014 a responsável pelo AEE na Sala de Recursos Multifuncionais é a professora Rosângela Vendramel Joaquim.


Endereço:

EMEF Raul Pila

Rua Promissão, 230

Jardim Flamboyant - Campinas

Fone - 32558969

sábado, 19 de maio de 2012

Confecção de horário


Arquivos Prof. Rosângela V. Joaquim
Essa Atividade foi realizada, como forma de auxiliar o aluno na rotina escolar, antecipando a sequência de aulas semanais, oferecendo ao aluno a possibilidade de sistematizar seus  registros e consultas, referentes a cada  disciplina e estimulando a organização espaço/temporal, para que o aluno saiba que materiais e/ou deveres precisam ser trazidos diariamente para a escola.
Para executar a atividade, usamos os símbolos de comunicação pictóricos (PECS), disponibilizados no software boardmaker, escolhidos pelo próprio aluno, conforme o significado dado pelo mesmo, para cada disciplina. Na escolha dos símbolos o aluno exercitou o processo de leitura e escrita realizando a busca que lhe fosse mais significativa. A divisão de cores para cada dia da semana, também foi opção do aluno, facilitando a visualização dos dias e a organização tempo/espaço. Essa atividade motivou o aluno a identificar seus cadernos escolares, separando as disciplinas e usando os mesmos símbolos nessa identificação. Pudemos trabalhar alguns conceitos matemáticos, quando o aluno necessitou contar as páginas e dividir as páginas que seriam destinadas para cada disciplina.
Espero que aproveitem as dicas dessa atividade e que ampliem as possibilidades da associação da linguagem escrita e dos símbolos, como forma de ampliar o conhecimento. Vale a pena lembrar, que os símbolos podem ser desenhos, figuras de revista, fotografias, e outros. Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Participação é importante para nosso trabalho. Obrigada!