Páginas

Informações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais

Informações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais EMEF Raul Pila


A implementação das Salas de Recursos Multifuncionais, é uma medida prevista na Política Educacional, visando equipar espaços com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para o Atendimento Educacional Especializado(AEE), complementar ou suplementar a escolarização.

O AEE na Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Raul Pila, é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, que se encontram matriculados em escolas municipais de educação infantil ou ensino fundamental; ONGs conveniadas com a prefeitura de Campinas; e escolas estaduais. O atendimento acontece no contra-turno escolar, e pode ser ofertado de forma individualizada ou em grupos, conforme a necessidade dos alunos.

Em 2014 a responsável pelo AEE na Sala de Recursos Multifuncionais é a professora Rosângela Vendramel Joaquim.


Endereço:

EMEF Raul Pila

Rua Promissão, 230

Jardim Flamboyant - Campinas

Fone - 32558969

terça-feira, 30 de abril de 2013

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida: “Somos todos iguais”


O primeiro registro do ano fica por conta da visita que a Emef Raul Pila recebeu dia 09 de abril de 2013, da Sra. Emmanuelle Garrido Alkmin, responsável pela Secretaria do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Essa é uma Secretaria nova na administração pública municipal e esperamos que em parceria com as outras Secretarias, venha melhorar as condições de vida, das pessoas que necessitam de serviços e recursos diferenciados para exercerem seus direitos.
A Secretária Emmanuelle G. Alkmin realizou uma palestra para os alunos do sexto ao nono ano, com o tema: “Somos Todos Iguais”. Compartilhou com o grupo de alunos suas experiências de vida, enquanto pessoa cega, relatando suas dificuldades e superações, suas alegrias e frustrações durante a infância, a vida escolar, e a busca por uma profissão. Demonstrou aos alunos como utiliza a “begala” para reconhecer os espaços e se locomover com mais autonomia. Apresentou o sistema Braille de leitura e escrita, e ainda mostrou para os alunos um “clip” musical da cantora Preta Gil, que aborda a massificação das pessoas, como forma de homogenizar as características individuais de cada pessoa. Finalizando a palestra, a Secretária estabeleceu diversas relações do cotidiano dos jovens, com atitudes apresentadas pelos protagonistas do filme "O Crepúsculo”, permitindo assim, que os alunos ficassem muito à vontade para participar e fazer perguntas sobre a convivência com pessoas que tem algum tipo de deficiência.
Agrademos a oportunidade desse aprendizado, e publicamos aqui algumas fotos desse dia.
Dica de acessibilidade: sempre que postar uma foto, coloque uma legenda. Isso possibilita que uma pessoa cega, que utilize um leitor de tela, possa acessar a informação contida na imagem.

Orientador Pedagógico Robson A. de Moraes acomodando os alunos
em seus lugares,  para ouvirem a palestra.

Diretora da Emef Raul Pila, Rosane Dorazio realizando a abertura do evento.

Participação dos alunos durante a palestra, levantando as mãos
para fazerem as perguntas.

Secretária Emmanuelle Garrido Alkmin, proferindo sua palestra.

Secretária Emmanuelle G. Alkmin e um aluno da Emef Raul Pila, realizando uma
vivência, quanto à locomoção da pessoa  cega

Parte da equipe pedagógica da Emef Raul Pila

2 comentários:

  1. Que pena que eu não estive presente. Deve ter sido uma experiência sensacional.

    Em março eu fui em uma palestra dela num fórum da Unicamp e foi emocionante. Ela é uma pessoa fantástica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bom Natali, a Secretária manteve a interesse dos alunos, e eles puderam passar uma tarde diferente! abraços

      Excluir

Sua Participação é importante para nosso trabalho. Obrigada!